Brígida Campbell

Brígida Campbell (Belo Horizonte – MG) foi selecionada para o programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz por meio de uma chamada aberta para artistas e pesquisadores de todo o Brasil e de países da África Meridional realizada em 2022. É artista e pesquisadora e transita por diversas linguagens artísticas, como a pintura, o desenho, a instalação, o vídeo, as intervenções urbanas e as artes gráficas. Em sua produção, explora as sutilezas poéticas do cotidiano, criando imagens e/ou situações que estimulam o imaginário e a criação. Seu trabalho também envolve aulas, curadorias, palestras, publicações, workshops e exposições. É professora da EBA-UFMG, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e mestre pela EBA-UFMG.

Na residência, continuou o desenvolvimento de uma pesquisa em torno das relações entre arte, ecologia e transformação social e, a partir dessas temáticas, elaborou um texto e uma publicação impressa para distribuir ao público presente no evento de encerramento de sua estadia no Inclusartiz.

“Durante a residência eu avancei nas minhas leituras e ampliei a bibliografia relacionada a minha pesquisa. Além disso, eu ampliei meu mapeamento de artistas e coletivos que trabalham com essa temática, me aproximando especialmente de iniciativas do Rio de Janeiro. Pude também trabalhar no meu projeto artístico pessoal e ter retornos de amigos sobre eles”, contou Campbell na ocasião.

O PROGRAMA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.