Residentes

Brígida Campbell

Brasil

Brígida Campbell (Belo Horizonte – MG) foi selecionada para o programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz por meio de uma chamada aberta para artistas e pesquisadores de todo o Brasil e de países da África Meridional realizada em 2022. É artista e pesquisadora e transita por diversas linguagens artísticas, como a pintura, o desenho, a instalação, o vídeo, as intervenções urbanas e as artes gráficas. Em sua produção, explora as sutilezas poéticas do cotidiano, criando imagens e/ou situações que estimulam o imaginário e a criação. Seu trabalho também envolve aulas, curadorias, palestras, publicações, workshops e exposições. É professora da EBA-UFMG, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e mestre pela EBA-UFMG.

Na residência, continuou o desenvolvimento de uma pesquisa em torno das relações entre arte, ecologia e transformação social e, a partir dessas temáticas, elaborou um texto e uma publicação impressa para distribuir ao público presente no evento de encerramento de sua estadia no Inclusartiz.

“Durante a residência eu avancei nas minhas leituras e ampliei a bibliografia relacionada a minha pesquisa. Além disso, eu ampliei meu mapeamento de artistas e coletivos que trabalham com essa temática, me aproximando especialmente de iniciativas do Rio de Janeiro. Pude também trabalhar no meu projeto artístico pessoal e ter retornos de amigos sobre eles”, contou Campbell na ocasião.

OUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS Residentes