Residentes

Luisa Brandelli

Luisa Brandelli nasceu em Porto Alegre em 1990. Desenvolveu seus primeiros trabalhos em 2015 e, em 2016, participou da sua primeira exposição ao ser selecionada para o Abre Alas da galeria A Gentil Carioca. Participou de exposições em galerias como Bolsa de Arte, Fortes D’Aloia e Gabriel, A Gentil Carioca, entre outras, e espaços públicos como Casa de Cultura Mario Quintana, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, onde realizou a exposição individual “Algum lugar muito, muito selvagem” em 2022. Neste mesmo ano ganhou o prêmio de residência pela participação na exposição Hora Grande, na SP-Arte. Em 2021 ganhou destaque no festival de fotolivro da Revista Zum com a publicação “Revista Urgência”.

Trecho de Jailton Moreira sobre o trabalho da artista: “(…) Há uma genealogia no minimalismo e na arte conceitual, porém a artista entorta estas referências e suas ambições de pureza e precisão. Os elementos que ela usa são gatilhos contextuais que recrutam lugares, vozes e clichês. Luisa tem um gosto pelo enfeite barato, pelo brilho fácil e ambicioso que busca um upgrade pelo simples jogo de aparências. Encontra um espaço que aceita uma artesania precária, meio enjambrada, por saber que a atitude construtiva deve estar em confluência aos contextos que busca instaurar. No jogo superficial das aparências a densidade conceitual é atingida à medida que somos coagidos a nos posicionar. (…)”.

OUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS Residentes