JENNIFER PATTISON

foto-jennifer

Jennifer estudou no London College of Communications recebendo seu Grau de Bacharel em Artes em Fotografia em 2000. Tendo começado sua carreira como uma agente de fotógrafos, Jennifer começou a focar em sua própria prática em 2012. Seus trabalhos receberam numerosos prêmios internacionalmente incluindo o segundo prêmio no Taylor Wessing Photographic Portrait Prize 2012, primeiro prêmio no International Photography Awards 2013, Magenta Flash Forward Emerging Photography Prize 2013. Em 2014, expôs na National Portrait Gallery e Four Corners London. Seu trabalho foi publicado no Financial Times Magazine, no Port Magazine e no British Journal of Photography, entre outros. Ela passa seu tempo desenvolvendo seu trabalho pessoal e assumindo comissões. Seu trabalho faz parte de várias coleções particulares internacionais.
Em 2014, foi artista em residência no Instituto Inclusartiz, no Rio de Janeiro, a convite da colecionadora Frances Reynolds.

www.jennifer-pattison.com

Parte Um – Levitação, Gelo e os Limites da Realidade

Quando criança, eu adorava ler livros que estavam cheios de magia. Enquanto estiver jogando nas madeiras selvagens, onde eu cresci, imagens essas histórias miraculosas transcenderia os limites de meus pensamentos e tornar-se quase real. Memórias desses momentos ficaram comigo até a idade adulta. Mas, como um adulto, eu descobri que é difícil encontrar o espaço para experimentar eventos esotéricos, dada a cultura ocidental Eu cresci em, que diz que essas coisas não existem. Eu pensei que tinha perdido a capacidade de se manifestar imaginações à minha infância.

Não foi até que eu li livros como The Wind-Up Pássaro Chronicle por Haruki Murakami, Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez e O Mago por John Fowles que eu percebi que ainda tinha a capacidade de fazer isso. As palavras desses livros sentimentos desencadeados tangíveis em mim, e as imagens vívidas, que eu não tinha experimentado desde que eu tinha estado naquela floresta Sussex como uma criança.

Este projeto é um trabalho em andamento. Eu fotografei Part One, no Rio, no Brasil, e foi inspirado por Cem Anos de Solidão. Eu encontrei inspiração no mundo natural García Márquez descreve no romance – um mundo real configuração combinada com elementos sobrenaturais, encantamento e mistério. É uma realidade onde uma mulher levita e desaparece no céu, mas o evento é descrito de uma maneira que faz parecer tão banal como a queda de chuva.

Na mesma linha, o autor retrata algo tão mundano quanto o gelo com tanta admiração e reverência, que também se torna mágico.

Minha intenção era eventos não re-estágio da novela, mas para usá-lo como um trampolim para provocar uma forma lúdica, e talvez ingênua de olhar.
Enquanto eu estava no Rio à procura de locais para filmar o projeto, eu nunca me senti sozinho. Rastejando ao meu lado foram as raízes aéreas das orquídeas, se agarrando em cada árvore, e gavinhas corda-like escovado em cima da minha cabeça enquanto eu passava por baixo deles. Às vezes eu pensei que eu podia ouvir as plantas em crescimento. Esta antiga, lugar verde estava cheio de histórias. Era como se as plantas foram tecendo através da lente da minha câmera em minhas fotografias para formar parte de outro mundo ‘real’.

*Créditos de Imagens:
Jennifer Pattison

[LoginRadius_Share]

Mais informações sobre a artista:

EDUCAÇÃO

– 1997-2000 BA (Hons) Photografia, LCC, University of The Arts, Londres

MOSTRAS INDIVIDUAIS

– Janeiro 2013: The Stare Show, Labyrinth, Londres
– Fevereiro 2012: Painted Faces In Front of The Moon, Londres

EXPOSIÇÕES EM GRUPO

-May 2015: STARE, Four Corners, London
-December 2014: Salon 14, Photofusion, London
– Abril 2014: A Year In Development, Four Corners, Londres
– Fevereiro 2014: Mystery Portrait Postcards, The National Portrait Gallery, Londres
– Julho 2013: Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, M-Shed, Bristol
– Fevereiro 2013: A Year In Development, Four Corners, Londres
– Novembro 2012: Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, The National Portrait Gallery, Londres
– Fevereiro 2012: A Year In Development, Four Corners, Londres

PRÊMIOS

-September 2014: Honorable mention, International Photography Awards, U.S.A
– Abril 2014: Shortlist, International Print Exhibition 157, Royal Photographic Society, Bath
– Setembro 2013: Vencedora do Primeiro Prêmio, Fine Art Nudes, International Photography Awards, E.U.A
– Maio 2013: Vencedora, Magenta FlashForward 2013
– Novembro 2012: Vencedora do Segundo Prêmio,Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, The National Portrait Gallery, Londres

RESIDÊNCIAS DA ARTISTA

– Outubro 2014: Instituto Inclusartiz, Rio de Janeiro, Brasil

PALESTRAS DA ARTISTA

-May 2015: Panel discussion about Instituto Inclusartiz artist residency with fellow artists in residence-Guler Ates & Cristina de Midell, The Royal Academy, Londres, Reino Unico
– Abril 2014: BA Photography, University of the West of England, Bristol, Reino Unido
– Janeiro 2014: BA Photography, School of Art and Design, Coventry University, Coventry, Reino Unido
– Novembro 2013: BA Photography, City College Brighton and Hove, Brighton, Reino Unido